André PLEZ
ROMANCES
Romance é uma forma literária do gênero narrativo literário que transpõe para a ficção a experiência humana. Suas características são a narrativa longa, geralmente dividida em capítulos, os personagens variados em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados.
Com o romance nasce a análise psicológica e o conflito interior dos personagens são temas recorrentes, além dos conflitos dos indivíduos com o mundo, sobretudo na luta contra as normas sociais e os preconceitos.
“A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal.” - Machado de Assis
“O livro é uma descida ao inferno das metamorfoses, onde as transgressões cotidianas tomam forma de redenção”.
O livro traz quatro personagens, que se entrecruzam, transformando suas rotinas estagnadas em um momento de sublimação, de quebra de paradigmas, de retratamento, de rever conceitos arcaicos, enraizados num cotidiano vulgar. Narra o nascimento e o declínio de sentimentos, de valores universais.
O livro narra a história de Paulo, jovem filósofo, cativo em seu universo de conhecimento, que se surpreende ao sentir novamente o sentimento do amor, tentando explicar suas nuances através do pensamento lógico – um jovem que investiga o mundo de uma forma singular. Outra personagem é Rafaela, mulher bela e insinuante, que percebe que sua beleza é uma arma forte, dentro da sociedade que privilegia o ideal da estética perfeita.
Ela é casada com Diogo, homem sensual, preso a uma rotina consumista, que não se confronta com a realidade, confiando apenas naquilo que lhe dá prazer momentâneo. E Mariana, uma jovem que volta para a cidade do interior e percebe que seus conflitos íntimos retornam, levando-a a lutar contra seus traumas de infância. O destino de ambos se encontram de alguma forma, em algum momento, levando-os a romper paradigmas e encarar o Novo, que nem sempre é repleto de luz, pois também encontra-se envolto por sombras.
(...) e ambos tratavam as suas sombras com ternura, para, enfim, sustentarem-se diante da frágil vela ignota, que fazia perdurar por um curto tempo a cintilante e frágil chama do existir.
OS INSONES é o sexto romance do escritor e professor André Plez, que tem como narrador-personagem o jovem Ivan, que pertence a uma família que sofre de um mal inusitado: a impossibilidade de dormir.
O romance relata a busca do jovem Ivan por respostas, pois a estranha doença, que circunda a vida de seus antepassados, logo o atingirá: a ‘insônia que nunca acaba’. Em sua busca, Ivan redescobre a vida de seu bisavô Francisco, conhecendo os mistérios de sua avó Joana até compreender as estranhas atitudes de seu pai Tomás, que o preparava ainda na infância para buscar uma cura para o mal dos insones. A partir destas pistas, Ivan mergulha em uma aventura de enigmas, levando o leitor até o final do livro, quando finalmente descobre o motivo de tão estranha doença do espírito.
É uma investigação da alma humana a partir da perspectiva de pessoas impossibilitadas de dormir, que perderam seu bem mais precioso: o descanso.
É um ensaio sobre a insônia.